Seguidores

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Árvore da Páscoa: Osterbaum

Árvore da Páscoa: Osterbaum

Ola amigas, andei pesquisando, e como já estamos em cima do Domingo de Pascoa, resolvi trazer algo mais elaborado e que tenha sentido com meu tema - artes manuais, e trouxe alguns trechos sobre a história da Osterbaum ou Árvore da Pascoa , para explicar essa tradição alemã tão linda, espero que gostem! Tenham todos uma boa Pascoa!!!




A tradição da Árvore da Páscoa pode ser resumida da seguinte forma: Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos. Também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira localizada no jardim da casa ou mesmo em ambientes públicos. A árvore da Páscoa pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.



“A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol”.



A Páscoa é uma das mais antigas celebrações cristãs, mas tem sua origem em antigos ritos pagãos. Muito comuns especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland, após a unificação das Alemanhas muitos costumes voltaram a ser praticados em todo país. O símbolo do ovo de Páscoa tem sua origem no significado do renascimento, pois representa a fertilidade. Desde o século XII ele tem o costume de ser cozido e pintado para ser usado na decoração. Esses ovos coloridos podiam também ser pendurados em árvores, muitas vezes ainda secas do inverno, "dando vida" novamente a elas – Osternbaum.








Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares